A criação do Departamento Acadêmico de Biologia ocorreu com a reestruturação organizacional da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), no ano de 2000, quando o Departamento de Ciências Biomédicas foi substituído pelos Departamentos Acadêmicos de Biologia e Medicina. O Departamento Acadêmico de Biologia inicia suas atividades com seis professores oriundos da redistribuição do quadro docente entre os departamentos e com Curso de Ciências Biológicas, visando formar profissionais licenciados e bacharéis em Biologia, com enfoque em meio ambiente e biodiversidade.
A criação do primeiro Curso de Graduação em Ciências Biológicas ocorreu em 23/08/1995, por meio da Resolução nº 111/CONSUN, com início em agosto/1996, sob a responsabilidade dos professores do Departamento de Ciências Biomédicas. O reconhecimento do curso ocorreu com a emissão da Portaria no. 3.117/MEC, em 31/11/2003.
Em 04/10/2005 é criado o Curso de Ciências Naturais e Biologia, na modalidade a distâncias, por meio da Resolução n 105/CONSEA, com início em agosto/2008, sob a responsabilidade do Departamento de Biologia.
Em 2011, como medida necessária para adequação do Curso a nova legislação em vigor, o curso foi desmembrado em Licenciatura em Ciências Biológicas e Bacharelado em Ciências Biológicas. Esta medida saneadora culminou, em 24/junho/2014, na aprovação pelo CONSEA dos novos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Ciências Biológicas- grau Licenciatura e Ciências Biológicas- grau Bacharelado, com novas matrizes curriculares a serem implementadas a partir de 2015.
Quanto às áreas de atuação, o Departamento é bastante abrangente, envolvendo pesquisas voltadas as linhas de bioecologia de insetos, biologia vegetal, diversidade molecular e potencial biotecnológico, ecologia e biogeografia de mamíferos terrestres e herpetofauna, ictiologia e pesca, currículos da área de matemática, ciências da natureza e suas tecnologias, inovações no ensino de matemática, inovações tecnológicas educacionais, políticas públicas e formação permanente de professores, psicologia e prática educativa: cotidiano escolar, ensino e aprendizagem de ciências.